quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Ler é saber mais!


“Ler” é condição essencial para o desenvolvimento cultural do indivíduo. E também do colectivo! Foi campanha há alguns anos. Incentivou a leitura, fomentou a frequência das bibliotecas. E com bons resultados!
A Escola entrou na corrente. Remodelação total na Biblioteca: espaço mais amplo, maior comodidade, mais livros, melhores serviços. Objectivos conseguidos? Bem, fizeram-se progressos… mas não nos damos por satisfeitos!
As estatísticas dizem-nos que a Biblioteca começou a ser mais procurada e que os livros têm mais saída. Entretanto, num estudo comparado, constatamos que ainda não atingimos aqueles mínimos que nos reservariam um lugar ao sol no contexto europeu. Conclusão: temos de ler mais…
Cogitava estes pensamentos. Registava algumas anotações no silêncio laborioso da Biblioteca. Um sussurro desperta-me a curiosidade.
- Não pode ser! - esfrego os olhos para me convencer da realidade... O murmúrio vinha da prateleira dos livros de literatura.
Estaria a sonhar? Aproximei-me. O Malhadinhas conversava com Frei Joaquim:
- Ai, António! - lamentava-se o padre. - Que saudades daquelas caminhadas pela serra…Lembras-te daquela vez que enfrentamos cinco lobos? À côa! À côa! Muito berrámos naquela noite… Mas os lobos tiveram medo!
- O que nos livrou foi o chocalho do turíbulo de Arnas, que Vossa Paternidade levava para consertar. Se não fora isso, hoje já nem ossos nos restavam.
- Não digas isso, António. Deus estava do nosso lado. Que saudades desse tempo! Agora estamos esquecidos. Há quanto tempo não aparece aí um jovem curioso que nos leve a dar uma volta…
O diálogo continuou. Ainda ouvi o Ti Malhadinhas consolar o padre. Afirmava-lhe que agora mais jovens vinham à Biblioteca. Podia acontecer que algum lhes fizesse a surpresa desejada…
Deixei os dois personagens na esperança de serem incomodados. E fiz votos para que alguém os surpreendesse e os inquietasse. Afinal, livro parado é investimento perdido. Dêmos uso aos nossos livros. Leia-se! Aprendamos a saborear uma boa leitura para cultivarmos uma melhor comunicação.

J. Soares- Equipa da Biblioteca do AVE de Castelo de Paiva

Nenhum comentário: