sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Leitura a par. Pais, filhos e a escola

Incentivar a leitura entre as crianças é permitir-lhes entrar no mundo do conhecimento, da reflexão e da cidadania. Foi com este espírito que aceitei prontamente e com satisfação o convite que foi feito pela Mafalda, minha filha, aluna da Professora Maria José, para participar numa sessão de leitura no âmbito do Dia da Biblioteca Escolar.

A leitura-a-par com a Mafalda, foi o viver de uma experiência transformadora. Enquanto lemos a nossa mente desperta várias funções, entre elas a memória, a atenção, a sensibilidade e diferentes tipos de raciocínio. Tudo isto foi possível de observar, ali mesmo, numa passagem de uma das histórias. Com uma “Tabuada Inventada” onde os resultados não eram operações aritméticas, eram antes invenções  - “3 x 1 CATRAPUM”, lia enquanto que duas dezenas de crianças ao mesmo tempo que riam repetiam o que acabavam de ouvir.  A este respeito, contou-me com mais tarde com agrado a Professora Maria José, o interesse consequente que a esta leitura despertou na Mafalda e seus coleguinhas manifestado no desejo de repetirem a história e ao mesmo mesmo tempo descobrirem a verdadeira tabuada. Constatado assim que a leitura desperta a fantasia, favorece a alfabetização e a construção do pensamento lógico. A discussão entre as crianças, promovida no fim de cada leitura, de modo a aclarar o sentido da leitura, permite a acentuação do seu carácter e perceber a importância da leitura lúdica como forma de motivação. Esta experiência permite-nos ainda dizer que apesar de todas as tecnologias de hoje, nada substitui o poder e o prazer de esfolhear as páginas de um livro e nele encontrar um novo mundo.

A escola incentiva e deseja a leitura, mas dificilmente forma o leitor se não tiver o apoio da família. Daqui nasce a importância do contacto dos pais, da família com a escola. A família é o ambiente natural de conversação e consensos, de partilha de emoções e de diálogos, de confidencias; a infância é o tempo de maior aceitação de influência. Temos pois todos obrigação de sabê-lo aproveitar. Por tudo isto a escola precisa das famílias e as famílias precisam da escola, para que em conjunto actuem em favor da valorização da prática da leitura e deste modo favorecer um saudável crescimento desenvolvimento intelectual de reflexão e de cidadania.

Agora o maior desafio é, certamente, criar condições para não limitar estes contactos, a efemérides, a acções pontuais e esporádicas, mas promover uma grande mobilização entre pais, filhos, professores e escola em favor da leitura, em favordos nossos filhos!


 Parabéns pela iniciativa, contem comigo!


 Almiro, Vitória, Maria Helana e Mafalda Moreira

(2º ano – EB1 n.º 2 de Sobrado – C. Paiva)


p.s. Esqueci-me de vos contar, que tive um fim de semana diferente e o prazer que foi (para toda a família) preparar a leitura, os desenhos e os treinos, para que tudo corresse na perfeição,... o que também favorece a auto-estima!!



4 comentários:

Anônimo disse...

senhor Almiro gostei muto do texto que escreveu e ja agora gostei muito da leitura que fez com a sua filha mais nova ela tem uma leitura muito desenvolvida salgo eu quero lhe diser também que o apoi do fundo do meu coração e também concorda de que ajudar os filhos é muito bom.

:D XD

Anônimo disse...

só também eu como filha mais velha do Senhor Almiro Miguel dos Santos Rodrigues Moreira que o adoro do fundo do meu coração
beijos da filha que te adora

ASS:Maria Helena Barata Cardoso Moeria

:D:D:D:D XD XD XD XD XD XD



ADORO-TE MUITO PAPA MAIS LINDO DO MUNDO

BiBlog disse...

Sr. Almiro,
Só por este último comentário acho que valeu a pena o esforço da preparação da história. Cumpre-se assim um dos grandes objectivos desta actividade: o estreitar dos laços entre pais, filhos e escola.
Parabéns e Felicidades
António Pereira, Coordenador da Biblioteca do AVECP

Anônimo disse...

obrigada pelo cometario que escreveu porqu me elogiou muito

adoro estar na biblioteca e tambem o adoro a si senhor da bibe