“MARCADOR DE LIVROS”
Ano de escolaridade: 4º ano - 2008/2009 - Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva
Turma da Prof. Maria Inês Conceição
PROBLEMA:
Todos os alunos adoram observar a magia das páginas de um livro de imagens a cores.
Porém, o que acontece quando a criança deixa de ter as imagens e ilustrações, por volta do 4º ano, e surgem as obras mais densas em termos de texto?
Pela experiência e constatação os alunos desmotivam-se e perdem o entusiasmo pela leitura.
OBJECTIVOS A QUE NOS PROPOMOS:
- Que os alunos aprendam que nenhum livro é inconquistável;
- Que os alunos aprendam as competências que lhes permitem gerir a leitura;
- Que os alunos aprendam a olhar para o livro em secções mais pequenas ou partes passíveis de serem mais facilmente geridas e assim conquistarem um livro;
APRESENTAÇÃO DO PROJECTO À TURMA:
- Livro proposto para leitura na sala de aula:
- É proposto aos alunos uma “investigação científica” sobre a leitura, todos se irão tornar “leiturologistas”.
- O GRANDE DESAFIO: Quanto tempo vai demorar a ler este livro?
TAREFAS:
Construir um separador de livro onde cada aluno regista a data, a página em que inicia a leitura, aquela em que finaliza assim como a hora inicial e final da leitura.
Esta experiência continua ao longo da leitura da obra.
No fim da leitura, o aluno, no âmbito da Matemática, vai tratar os dados registados descobrindo:
· Qual o número de páginas que lê, em média, num determinado período de tempo;
· Qual o período de te
mpo mais usado;
· Se ao período de tempo mais longo corresponde maior número de páginas;
· Quantas secções de leitura, com um determinado tempo, necessitaram para concluir a obra;
· e claro, quanto tempo (minutos, horas e dias) demorou a ler o livro.
CONCLUSÃO:
Assim compreende melhor a forma como, de futuro, deve dividir a leitura de um livro em partes, de forma a não deixar para o último momento;
Aprende a controlar o ritmo da sua leitura;
O aluno começa a abordar os livros de texto em pequenos segmentos, em vez de o fazer em grandes e pesarosos blocos, tornando-se um leitor com maior sucesso entendendo a leitura como uma viagem divertida e compensadora em si mesma.
Nota: estes marcadores também ajudam os pais a acompanhar a frequência e o ritmo de leitura dos seus educandos.
Os registos feitos neste projecto servirão de posterior abordagem na área da Matemática, desenvolvendo e adquirindo competências e conhecimentos ligados a noções temporais, tratamento de dados e estatística.
2 comentários:
Forma interessante de estabelecer pontes entre a literatura e a matemática, partindo da parceria entre áreas diferentes mas complementaras e uma cooperação com a escola / família.
Interessa com esta actividade que os alunos adquiram competências nas duas áreas e que a entreajuda escola / família se fortaleça em prol do sucesso dos alunos.
Parabéns
Elisabete Carvalho
Postar um comentário