terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Projecto de Leitura


“MARCADOR DE LIVROS”

 

Ano de escolaridade: 4º ano - 2008/2009 - Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva

Turma da Prof. Maria Inês Conceição

 

PROBLEMA:

 

Todos os alunos adoram observar a magia das páginas de um livro de imagens a cores.

Porém, o que acontece quando a criança deixa de ter as imagens e ilustrações, por volta do 4º ano, e surgem as obras mais densas em termos de texto?

Pela experiência e constatação os alunos desmotivam-se e perdem o entusiasmo pela leitura.

 

OBJECTIVOS A QUE NOS PROPOMOS:

 

  • Que os alunos aprendam que nenhum livro é inconquistável;
  • Que os alunos aprendam as competências que lhes permitem gerir a leitura;
  • Que os alunos aprendam a olhar para o livro em secções mais pequenas ou partes passíveis de serem mais facilmente geridas e assim conquistarem um livro;

 

APRESENTAÇÃO DO PROJECTO À TURMA:

 

  • Livro proposto para leitura na sala de aula:

 “ Uma viagem ao tempo dos castelos”

  Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

(Enquadrado no tema de Estudo do Meio: O Passado Nacional)

 

  • É proposto aos alunos uma “investigação científica” sobre a leitura, todos se irão tornar “leiturologistas”.

 

  • O GRANDE DESAFIO: Quanto tempo vai demorar a ler este livro?

 

 

TAREFAS:

 

 Construir um separador de livro onde cada aluno regista a data, a página em que inicia a leitura, aquela em que finaliza assim como a hora inicial e final da leitura.

 

Esta experiência continua ao longo da leitura da obra.

 

        

 

No fim da leitura, o aluno, no âmbito da Matemática, vai tratar os dados registados descobrindo:

·         Qual o número de páginas que lê, em média, num determinado período de tempo;

·         Qual o período de te

mpo mais usado;

·         Se ao período de tempo mais longo corresponde maior número de páginas;

·         Quantas secções de leitura, com um determinado tempo, necessitaram para concluir a obra;

·         e claro, quanto tempo (minutos, horas e dias) demorou a ler o livro.

 

CONCLUSÃO:

 

Assim compreende melhor a forma como, de futuro, deve dividir a leitura de um livro em partes, de forma a não deixar para o último momento;

Aprende a controlar o ritmo da sua leitura;

O aluno começa a abordar os livros de texto em pequenos segmentos, em vez de o fazer em grandes e pesarosos blocos, tornando-se um leitor com maior sucesso entendendo a leitura como uma viagem divertida e compensadora em si mesma.

 

Nota: estes marcadores também ajudam os pais a acompanhar a frequência e o ritmo de leitura dos seus educandos.

Os registos feitos neste projecto servirão de posterior abordagem na área da Matemática, desenvolvendo e adquirindo competências e conhecimentos ligados a noções temporais, tratamento de dados e estatística.

2 comentários:

António disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Forma interessante de estabelecer pontes entre a literatura e a matemática, partindo da parceria entre áreas diferentes mas complementaras e uma cooperação com a escola / família.
Interessa com esta actividade que os alunos adquiram competências nas duas áreas e que a entreajuda escola / família se fortaleça em prol do sucesso dos alunos.

Parabéns
Elisabete Carvalho